Casco Tubo - Linha Standard

Casco Tubo - Linha Standard

Os trocadores de calor tipo Casco e Tubo são equipamentos destinados a fazer troca térmica entre dois fluidos das mais diversas características, podendo ser entre um gás e um líquido ou dois líquidos. Seu princípio de funcionamento se dá a partir de um fluido circulando dentro dos tubos, no feixe tubular e o outro por fora dos tubos, no lado do casco, realizando assim a transferência de calor entre ambos. Os trocadores de calor tipo Casco e Tubo Linha Standard, possuem formas construtivas mais simples e por isso mais econômicas. A utilização mais comum desses tipos de trocadores são em máquinas injetoras, extrusoras, prensas e sistemas hidráulicos.

Forma Construtiva

Esses tipos de trocadores de calor são fabricados em dois modelos, aletados, que proporcionam maior área de troca térmica sem aumentar o tamanho do equipamento, ou com os tubos lisos, dependendo das características de processo e espaço em que o equipamento será utilizado. Os trocadores de calor tipo Casco Tubo Linha Standard aletados, modelo TSA, apresentam duas configurações, uma com apenas 1 passe no lado do feixe e outra com 2 passes. Essas classificações determinam se o fluido que circula no dentro do feixe, vai passar uma ou duas vezes por ele, dependendo da vazão do fluido refrigerante, da quantidade de calor que o processo precisa trocar e o tamanho que equipamento poderá atingir. Os trocadores de calor tipo Casco Tubo Linha Standard com os tubos lisos, modelo TS, também possuem duas configurações, uma com 2 passes no lado do feixe e outra com 4 passes, dependendo também da vazão do fluido refrigerante, da carga térmica a ser trocada e o tamanho que equipamento poderá atingir. Todas as configurações, tanto aletados de 1 ou 2 passes, quanto tubos lisos de 2 ou 4 passes, podem ser fabricados com feixes fixos ou removíveis. O Feixe removível, apesar de ter uma forma construtiva mais trabalhosa e por isso ser um pouco mais cara, proporciona facilidade de limpeza do equipamento fazendo com que sua durabilidade aumente. Já o feixe fixo, por não ser possível removê-lo, apresenta dificuldade de limpeza que acaba diminuindo sua durabilidade.

Materiais

Os trocadores de calor tipo Casco Tubo Linha Standard são feitos de forma padrão, a partir dos materiais mencionados abaixo.

Os materiais são:

  • Tubos: Cobre ou Inox.
  • Aletas Estampadas: Cobre ou Alumínio.
  • Casco e Espelho: Aço Carbono.
  • Câmaras: Ferro Fundido.

Importante

Os trocadores de calor tipo Casco e Tubo Linha Standard podem ser fabricados a partir de projetos realizados pela Termo-Tek® ou de acordo com um desenho ou amostra do equipamento enviada pelo cliente. Se for necessário, caso não haja desenho do equipamento e ele estiver em operação, a Termo-Tek®, disponibiliza uma equipe técnica para tirar o desenho do equipamento no local onde estiver instalado.

Vale ressaltar, que o projeto de cada equipamento varia de acordo com sua aplicação. A descrição acima se refere à Linha Standard, que é um linha padrão e portanto tem sua forma construtiva e materiais utilizados pré definidos. Para diferentes configurações, aplicações e materiais, a Termo-Tek® possui a Linha Especial, para conferir basta clicar aqui.

Todos os equipamentos projetados e fabricados pela Termo-Tek® são acompanhados de um documento denominado

“Relatório Construtivo do Equipamento” (Databook), que contém todas as informações técnicas, dados de projeto, desenho, laudo do teste hidrostático, certificado de garantia do equipamento e dos materiais utilizados.

É importante destacar ainda, que todos os equipamentos projetados e fabricados pela Termo-Tek®, são feitos e testados por profissionais qualificados na área, garantindo assim a excelência de seus serviços e mantendo a referência de qualidade que a Termo-Tek® possui.


Solicitar orçamento
Whatsapp Termo-tek Whatsapp Termo-tek