Eliminação de Vazamentos

Eliminação de Vazamentos

Nos trocadores de calor, um dos problemas mais comuns que se tem após certo tempo de uso do equipamento é o surgimento de vazamentos. Isso pode acontecer por vários motivos, entre eles, corrosão, fragilidade da solda, trinca, fadiga do material, determinação errada da taxa de expansão, ataque químico, entre outros. Para evitar que esse problema comprometa o equipamento e consequentemente sua eficiência térmica, a Termo-Tek® promove a Eliminação de Vazamentos através de um serviço especializado e de alta qualidade que consegue detectar até os microvazamentos mais difíceis.

Entre as técnicas que a Termo-Tek® utiliza para solucionar esse problema está o tamponamento, a realização de nova solda na área comprometida, encamisamento ou até mesmo a troca de alguns tubos.


Importante

Vale ressaltar, que os serviços de manutenção a serem realizados nos trocadores de calor, variam de equipamento para equipamento. Para diagnosticar de forma eficiente os problemas apresentados nos trocadores de calor, a Termo-Tek® realiza uma inspeção rigorosa no equipamento, fazendo uma avaliação do seu estado geral, que leva em consideração a vida útil do trocador, sua aplicação e histórico de manutenção. Desse modo, a Termo-Tek® consegue identificar de maneira eficaz, a melhor solução possível para cada caso específico.

É importante considerar que cada técnica de eliminação de vazamentos possui sua particularidade e cuidados específicos. Por esse motivo é muito importante que os serviços sejam executados por empresas especializadas em manutenção de trocadores de calor como a Termo-Tek® e que tenham conhecimentos particulares das técnicas empregadas. Ao utilizar a técnica de encamisamento, por exemplo, é necessário que seja feito o cálculo da taxa de expansão para determinar o diâmetro final de expansão ideal para cada caso. Um cálculo de expansão mal feito pode gerar problemas precoces de vazamento causando baixo rendimento do equipamento.

Outro exemplo é na aplicação da técnica de tamponamento, onde é recomendável que os tubos tamponados não ultrapassem mais de 10% do total de tubos por passagem. Se isso ocorrer, a eficiência térmica do equipamento será seriamente comprometida, sendo indicado nesses casos que seja feita a retubagem do feixe tubular e dependendo do estado do equipamento até a fabricação de um trocador de calor novo.

Para garantir a qualidade da manutenção de trocadores de calor efetuada pela Termo-Tek®, é interessante mencionar, que todos os equipamentos são submetidos a teste hidrostático antes e depois dos serviços executados. Todos os serviços de manutenção realizados pela Termo-Tek® são acompanhados de um documento denominado “Relatório de Serviços Executados” (Databook), que contém todos os serviços que foram executados no equipamento, junto com um laudo do teste hidrostático.

É válido destacar ainda, que toda a manutenção executada pela Termo-Tek®, é realizada por profissionais qualificados na área, garantindo assim a excelência de seus serviços e mantendo a referência de qualidade que a Termo-Tek® possui. A vida útil do trocador de calor está diretamente relacionada com as rotinas de manutenção do equipamento. Fazer manutenções periódicas em seu trocador pode aumentar seu rendimento, chegando em alguns casos, a atingir novamente os parâmetros de projeto.

Por esse motivo, a Termo-Tek®, recomenda que haja uma programação periódica de manutenção bem planejada, com os serviços executados dentro das condições técnicas recomendadas e realizados por uma empresa especializada como a Termo-Tek®, para que assim o equipamento volte a ter boa eficiência e alta durabilidade.


Solicitar orçamento
Whatsapp Termo-tek Whatsapp Termo-tek