Substituição das Câmaras

Substituição das Câmaras

Em trocadores de calor, para manter uma boa eficiência térmica ao longo do tempo e aumentar sua vida útil é importante que seja feita a manutenção em todos os componentes do equipamento, inclusive nas câmaras. Em casos de corrosão, trincas, ataques químicos ou vazamentos extremos nesse compartimento é indicado a substituição das câmaras. Dependendo do estado do equipamento, mesmo que não seja identificado nenhum dos problemas mencionados acima, para diagnosticar de maneira eficiente o estado das câmaras é feito um jateamento nas peças seguido de um teste hidrostático com a pressão de trabalho do equipamento.

O objetivo desse procedimento é verificar se a espessura da parede das câmaras não comprometerá a segurança e os parâmetros de operação do trocador de calor, assegurando dessa forma a qualidade do serviço de Substituição das Câmaras realizado pela Termo-Tek®.

Importante

Vale ressaltar, que os serviços de manutenção a serem realizados nos trocadores de calor, variam de equipamento para equipamento. Para diagnosticar de forma eficiente os problemas apresentados nos trocadores de calor, a Termo-Tek® realiza uma inspeção rigorosa no equipamento, fazendo uma avaliação do seu estado geral, que leva em consideração a vida útil do trocador, sua aplicação e histórico de manutenção. Desse modo, a Termo-Tek® consegue identificar de maneira eficaz, a melhor solução possível para cada caso específico.

É importante considerar que a técnica de substituição de câmaras possui suas particularidades e cuidados específicos. Por esse motivo é muito importante que os serviços sejam executados por empresas especializadas em manutenção de trocadores de calor como a Termo-Tek® e que tenham conhecimentos particulares das técnicas empregadas. Ao realizar a substituição das câmaras, por exemplo, é necessário muito cuidado ao efetuar o aperto dos parafusos, já que cada caso necessita de um torque específico. Um aperto excessivo pode ocasionar trincas no equipamento e afetar seu funcionamento, já um aperto moderado pode causar vazamentos no trocador de calor. Por esses motivos, é necessária atenção ao executar esse procedimento, já que ambas as falhas podem gerar problemas mais sérios comprometendo até a segurança do trocador de calor.

Para assegurar a qualidade da manutenção de trocadores de calor efetuada pela Termo-Tek®, é interessante mencionar, que todos os equipamentos são submetidos a teste hidrostático antes e depois dos serviços executados.

Todos os serviços de manutenção realizados pela Termo-Tek® são acompanhados de um documento denominado “Relatório de Serviços Executados” (Databook), que contém todos os serviços que foram executados no equipamento, junto com um laudo do teste hidrostático.

É válido destacar ainda, que toda a manutenção executada pela Termo-Tek®, é realizada por profissionais qualificados na área, garantindo assim a excelência de seus serviços e mantendo a referência de qualidade que a Termo-Tek® possui.

A vida útil do trocador de calor está diretamente relacionada com as rotinas de manutenção do equipamento. Fazer manutenções periódicas em seu trocador pode aumentar seu rendimento, chegando em alguns casos, a atingir novamente os parâmetros de projeto. Por esse motivo, a Termo-Tek®, recomenda que haja uma programação periódica de manutenção bem planejada, com os serviços executados dentro das condições técnicas recomendadas e realizados por uma empresa especializada como a Termo-Tek®, para que assim o equipamento volte a ter boa eficiência e alta durabilidade.


Solicitar orçamento
Whatsapp Termo-tek Whatsapp Termo-tek