Limpeza

Limpeza

Para aumentar a durabilidade do trocador de calor, sua limpeza é fundamental. A fim de garantir uma limpeza bem feita, que aumente a eficiência térmica do equipamento, a Termo-Tek® possui um procedimento rigoroso de limpeza de trocadores de calor que tem por objetivo assegurar a qualidade desse serviço. Esse procedimento se inicia com a etapa de hidrojateamento onde é feita uma limpeza superficial utilizando água pressurizada para remoção da sujeira mais grosseira. Em seguida é feita a limpeza química, que é uma limpeza mais profunda, utilizando produtos específicos para o material construtivo do trocador de calor e o tipo de incrustação encontrada no equipamento. Depois disso, é feita uma limpeza mecânica, na qual se utiliza uma escova rotativa específica para o tipo de material e dimensões de cada equipamento.

Por último, é realizada uma nova etapa de hidrojateamento para que seja feita a eliminação de algum resíduo restante. Terminado o procedimento de limpeza, a fim de determinar de modo eficiente que a de limpeza do trocador de calor foi efetiva, a Termo-Tek® possui um método próprio de avaliação, através do cálculo da taxa de incrustação, que considera o volume útil do equipamento e o volume medido antes e após a limpeza, certificando assim a qualidade desse serviço.

Importante

Vale ressaltar, que os serviços de manutenção a serem realizados nos trocadores de calor, variam de equipamento para equipamento. Para diagnosticar de forma eficiente os problemas apresentados nos trocadores de calor, a Termo-Tek® realiza uma inspeção rigorosa no equipamento, fazendo uma avaliação do seu estado geral, que leva em consideração a vida útil do trocador, sua aplicação e histórico de manutenção. Desse modo, a Termo-Tek® consegue identificar de maneira eficaz, a melhor solução possível para cada caso específico.

É importante considerar que cada tipo de limpeza realizada nos trocadores de calor possui sua particularidade e cuidados específicos. Por esse motivo é muito importante que os serviços sejam executados por empresas especializadas em manutenção de trocadores de calor como a Termo-Tek® e que tenham conhecimentos particulares das técnicas empregadas. Ao utilizar o método de limpeza química, por exemplo, é fundamental que se utilize um produto adequado para a incrustação encontrada e que não ataque o material construtivo do equipamento. Se o produto químico não for compatível com material do trocador de calor, ele pode danificar o equipamento, fragilizando seu material e comprometendo seu funcionamento.

Para garantir a qualidade da manutenção de trocadores de calor efetuada pela Termo-Tek®, é interessante mencionar, que todos os equipamentos são submetidos a teste hidrostático antes e depois dos serviços executados.

Todos os serviços de manutenção realizados pela Termo-Tek® são acompanhados de um documento denominado “Relatório de Serviços Executados” (Databook), que contém todos os serviços que foram executados no equipamento, junto com um laudo do teste hidrostático.

É válido destacar ainda, que toda a manutenção executada pela Termo-Tek®, é realizada por profissionais qualificados na área, garantindo assim a excelência de seus serviços e mantendo a referência de qualidade que a Termo-Tek® possui.

A vida útil do trocador de calor está diretamente relacionada com as rotinas de manutenção do equipamento. Fazer manutenções periódicas em seu trocador pode aumentar seu rendimento, chegando, em alguns casos, a atingir novamente os parâmetros de projeto. Por esse motivo, a Termo-Tek® recomenda que haja uma programação periódica de manutenção bem planejada, com os serviços executados dentro das condições técnicas recomendadas e realizados por uma empresa especializada como a Termo-Tek®, para que assim o equipamento volte a ter boa eficiência e alta durabilidade.


Solicitar orçamento
Whatsapp Termo-tek Whatsapp Termo-tek