Manutenção de Trocadores de Calor

A vida útil do trocador de calor está diretamente relacionada com as rotinas de manutenção do equipamento. Fazer manutenções periódicas nos trocadores pode aumentar seu rendimento, chegando em alguns casos, a atingir novamente os parâmetros de projeto. Por esse motivo, é recomendado que haja uma programação periódica de manutenção bem planejada, com os serviços executados dentro das condições técnicas recomendadas e realizados por uma empresa especializada como a Termo-Tek®, para que assim o equipamento volte a ter boa eficiência e alta durabilidade. Segue abaixo os serviços realizados e exemplos de situações onde cada um é indicado.


Eliminação de Vazamentos

Eliminação de Vazamentos

Recomendado em casos onde há vazamento no trocador de calor, esse serviço exige avaliação rigorosa do equipamento a fim de diagnosticar de maneira eficaz a raiz do problema. Dessa forma, é possível propor a melhor solução através da determinação da técnica adequada para eliminar o tipo de vazamento encontrado.


Limpeza

Limpeza

Esse serviço é indicado em casos onde há baixa eficiência por incrustação, sendo ela a responsável pela dificuldade de troca térmica entre os fluidos. O tipo de limpeza química e mecânica a ser executada é determinado a partir do tipo de incrustação encontrada no equipamento e o material construtivo do trocador de calor.


Retubagem

Retubagem

A retubagem de trocadores de calor é recomendada em casos extremos de vazamento e deformação do feixe tubular, e tem por objetivo aumentar a eficiência e vida útil do equipamento através da fabricação de um feixe novo. Antes de efetuar o serviço de retubagem é feito um estudo a fim de identificar a causa do problema encontrado, realizando assim os ajustes necessários para evitar que o problema volte a prejudicar o funcionamento do equipamento.


Substituição das Câmaras

Substituição das Câmaras

O serviço de substituição das câmaras é indicado em casos de corrosão, trincas, ataques químicos, vazamentos ou situações onde a espessura da parede compromete a segurança e a eficiência térmica dos trocadores de calor.


Substituição do Casco

Substituição do Casco

Em situações onde há vazamentos extremos, corrosão, trincas ou em casos onde a espessura da parede do casco compromete a segurança e o funcionamento dos trocadores de calor é recomendado que se faça a substituição do casco.




Solicitar orçamento
Whatsapp Termo-tek Whatsapp Termo-tek